Atividade Física e Controle de Peso

Atividade física e controle de peso estão conectados porque a atividade física proporciona uma queima necessária de calorias. E para que seja possível o controle de peso, as calorias que seriam armazenadas como gordura são eliminadas do organismo. A maioria dos alimentos que ingerimos contem calorias. Em contrapartida, gastamos calorias em tudo o que fazemos, inclusive quando dormimos, respiramos e comemos. Portanto, equilibrar os alimentos ingeridos com a queima de suas calorias é o caminho para alcançar um peso controlado.

As atividades físicas podem incluir a caminhada, a corrida e até jardinagem.

Mantenha uma atividade física

A atividade física regular ajuda a manter um peso saudável e, assim, também proporciona mais disposição e melhora o humor. Então, torne-se fisicamente ativo, nem que seja apenas para reduzir o risco de desenvolver algumas doenças crônicas!
Seria bem interessante praticar 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, em pelo menos dois a três dias por semana.

Claro que praticar exercícios diariamente seria ainda melhor, mas já é um bom começo. As atividades físicas podem incluir a caminhada, a corrida, Pilates (veja alguns dos seus benefícios aqui), esportes em geral e até tarefas domésticas como jardinagem, por exemplo.
Escolha um conjunto estruturado de atividades diárias e que se encaixem em seu calendário. Contudo, se você estiver inativo, comece devagar com até 30 minutos diários em um ritmo que seja confortável para você. Se não conseguir se exercitar durante 30 minutos corridos, faça sessões de 10 a 15 minutos ao longo do dia.

Atividade física regular pode melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

Benefícios da Atividade Física para a Saúde

Atividade física regular ajuda a controlar o seu peso e ainda pode:
• Reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas como a diabetes tipo 2, a hipertensão arterial e       níveis elevados de colesterol;
• Fortalecer músculos, ossos e articulações;
• Melhorar a flexibilidade e o equilíbrio;
• Eliminar a depressão e, dessa forma,
• Melhorar o humor e a sensação de bem-estar e até ajuda a parar de roncar.

Exercício aeróbico inclui qualquer atividade que te faça respirar de forma mais intensa.

Atividade aeróbica

Você pode treinar por pelo menos 30 minutos realizando atividades aeróbicas de intensidade moderada. Exercício aeróbico inclui qualquer atividade que te faça respirar de forma mais intensa do que quando está em repouso e que aumente a sua frequência cardíaca. Em uma intensidade moderada, você respira mais rapidamente e tem mais dificuldade para falar, mas ainda consegue conversar. Por fim, se você for principiante, comece num ritmo lento e progressivamente chegue a um ritmo de intensidade moderada.

Este tipo de treino também ajuda a queimar calorias extras e fortalecer músculos, ossos e articulações.

Treinamento com pesos como atividade física e controle de peso

Treinamento com pesos é outra maneira de alcançar 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia. Este tipo de treino também ajuda a queimar calorias extras e fortalecer músculos, ossos e articulações. Por isso, pratique essa atividade duas a três vezes por semana, com intervalo mínimo de 24 horas entre os treinos. Assim, você permite uma recuperação da musculatura. Se você estiver iniciando atividades físicas em geral, pense em contratar um personal trainer experiente. Este profissional pode planejar um programa individualizado e irá ajuda-lo a trabalhar de forma segura e eficaz. Um personal trainer que seja formado em Educação Física será capaz de ajudá-lo a alcançar suas metas de atividade física e controle de peso.

Referência: portalbemestar.nutrihand