Benefícios do Pilates

Benefícios do Pilates para a Saúde – Desde o início do século 20, o Pilates tornou-se uma atividade popular entre os praticantes de todas as idades. Assim, mais de 12 milhões de pessoas praticam Pilates com o próprio peso corporal, com uma bola ou um reformador. Descrito como uma arte de movimentos controlados, o Pilates oferece vários benefícios físicos e mentais quando praticado regularmente. Portanto, muitas pessoas passaram a se preocupar mais e de maneira significativa com a qualidade de vida. Da mesma forma, os exercícios e especialmente as atividades como o Pilates têm sido indispensáveis na vida dos brasileiros.

Pilates melhora a flexibilidade

Pilates melhora a flexibilidade

Um dos benefícios do Pilates ao fazer exercícios no reformador é aumentar a amplitude de movimento.

Fazer alongamentos e exercícios no reformador ajuda a alongar os músculos, pois aumenta a liberdade das articulações. Quanto mais você pratica exercícios de Pilates, melhor sua flexibilidade pode ser. O alongamento consistente ao longo do tempo ajuda a melhorar a amplitude de movimento. Dessa forma, uma maior flexibilidade ajuda seu corpo a se soltar mais, melhorando o seu desempenho também em outros exercícios.

Aumento da força e do tônus muscular

Aumento da força e do tônus muscular

Esta tensão constante ajuda a desenvolver melhor resistência e força.

Seus músculos abdominais, parte inferior das costas, quadris e nádegas, todos permanecem contraídos e engajados durante um treino de Pilates. Esta tensão constante ajuda a manter os músculos do núcleo inclinados e a desenvolver melhor resistência e força, sendo um dos mais importantes benefícios do Pilates. Se você mora em São Paulo, pode agendar uma aula experimental gratuita e sem compromisso, clicando aqui.

A melhora da respiração é um dos benefícios do Pilates

Melhora da respiração

A respiração adequada ajuda os músculos a se recuperarem.

Os padrões respiratórios praticados no Pilates não só melhoram a respiração durante os treinos, como também melhoram a circulação sanguínea. Com a respiração profunda adequada, o sangue é mais capaz de fornecer oxigênio para os músculos e órgãos adequados. Este procedimento ajuda a limpar o corpo de toxinas, proporciona uma sensação revigorante e ajuda os músculos a se recuperarem.

Melhora a postura

Melhora a postura

Trabalhar o corpo muda a sua consciência de movimentos além da sessão de aula.

Não importa qual seja sua atividade diária, pois o Pilates faz com que você fique mais consciente do seu corpo. Assim, conscientemente, manter barriga para dentro e ombros para trás conduz a uma boa postura, além do alinhamento da coluna. Dessa forma, há uma atenção e foco necessários para fazer os exercícios sem problemas. Além disso, trabalhar o corpo muda a sua consciência de movimentos até mesmo além da sessão de aula.

Ensina o controle tanto físico quanto mental

Todos os exercícios são feitos com controle. Igualmente, os músculos trabalham contra a gravidade e a resistência do aparelho, controlando também o movimento do corpo e do aparelho. Então, é o seu corpo que controla as forças externas e não as forças externas que controlam o seu corpo.

Promove a consciência corporal

Com o Pilates, você se torna mais consciente de sua postura, assim como dos movimentos do dia a dia. Isso te ajuda a ser capaz de relacionar esses hábitos com as dores e lesões existentes e prevenir futuras dores.

Reforça as articulações fortes e móveis

O Pilates alonga e fortalece os músculos, melhorando a elasticidade muscular e a mobilidade das articulações. Isso significa menos risco para articulações fracas ou rígidas e, ao mesmo tempo, ajuda a afastar a artrite.

Condiciona todo o corpo

Equilíbrio em meia bola

Treino de equilíbrio em pé sobre a meia bola

Cada parte do corpo, da cabeça aos pés, recebe um treino de Pilates e todos são igualmente treinados. Assim, este condicionamento ajuda no aproveitamento das atividades diárias, proporcionando melhor desempenho e menor risco de lesão. Uma das atividades é o treino de equilíbrio em pé sobre a meia bola, que tonifica mais bumbum e coxas. Só para ilustrar, veja alguns exercícios aqui.

Melhora o condicionamento aeróbico

Pilates aumenta a capacidade pulmonar e circulação através da respiração profunda feita durante cada movimento e exercício.

Constrói melhor equilíbrio

Aumento da força com Pilates

A bola de estabilidade é ideal para a realização de exercícios de Pilates.

Praticar Pilates em uma esfera de estabilidade ou reformador melhora a coordenação física, força e equilíbrio, promovendo uma boa postura. Exercícios de Pilates podem ser feitos em casa ajudando pessoas, por exemplo, com problemas devidos ao estilo de vida sedentário.

Benefícios do Pilates para combater o estresse

Em se tratando especificamente de estresse, o Pilates pode trazer os seguintes benefícios:

– Melhora da forma física e aumento da autoestima;
– Promove o emagrecimento e a tonificação muscular;
– Alivia tensões musculares muito comuns em pessoas estressadas;
– Previne doenças comuns do sedentarismo;
– Aumenta a disposição para as demais atividades do dia a dia;
– Prepara o corpo para outras atividades físicas como caminhada e corrida, por exemplo;
– Previne lesões por esforço repetitivo (LER), comuns em ambientes de trabalho;
– Promove sensação de relaxamento;
– Melhora a concentração e, por isso, ajuda na produtividade;
– Alivia dores nas costas, um dos grandes problemas relacionados ao estresse;
– Aumenta a consciência em praticar atividades físicas e assim, evitar o estresse.

Conclusão

O estresse é um mal presente na vida de muitas pessoas, pois a sobrecarga de tarefas costuma ser muito grande. Assim, ele pode desencadear sintomas que prejudicam diversas áreas da saúde, mas você pode eliminar este mal, praticando exercícios.

Então, mais um dos benefícios do Pilates é que ele é uma excelente opção para melhorar a saúde, fazendo exercícios físicos em casa ou não. Enfim, se você se identificou com muitos pontos abordados neste artigo, teste o Pilates para aliviar e prevenir o estresse.

E, se você mora em São Paulo, não deixe de agendar uma aula experimental para sentir como o Pilates pode melhorar a sua qualidade de vida.

Referência: Health Fitness Revolution