Dicas para baixar o colesterol

Dicas para baixar o colesterol: Uma das principais substâncias presentes no sangue é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Ele não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos, mas pode ser muito prejudicial à saúde. Esta substância é o colesterol.

A princípio, existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, conhecido como colesterol ruim, que aumenta o risco de doenças cardíacas e o HDL, conhecido como colesterol bom, que diminui este risco. Inegavelmente, em pequenas quantidades, o colesterol é necessário para algumas funções do organismo. Porém, em excesso, causa problemas.

Quando temos valores superiores ao desejado de gorduras, especialmente o colesterol, o risco de desenvolvimento de doenças das artérias, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral aumenta.

Enquanto de 60% a 80% do colesterol é sintetizado pelo fígado, o restante é proveniente da alimentação.

Um valor ideal do colesterol total é provavelmente de 140 mg a 200 mg por decilitro de sangue (mg/dl) ou menos. Assim, entre as dicas para baixar o colesterol, escolhemos estes dois remédios caseiros que ajudam a baixar o colesterol ruim.

A alcachofra possui um grande poder no combate ao colesterol ruim.

Remédios caseiros são também dicas para baixar o colesterol

Cozinhe 2 alcachofras (flores e folhas) em 1250 ml de água e, quando a água levantar fervura, aguarde aproximadamente 7 minutos e desligue o fogo. Tome o caldo desta cozedura durante todo dia. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.

A alcachofra é uma planta considerada protetora do fígado e possui um grande poder no combate ao colesterol.

Evitar a ingestão de alimentos de origem animal e alimentos gordurosos como frituras é uma atitude inteligente não só de quem tem o colesterol em níveis aumentados. Mas usar frutas, legumes frescos e cereais integrais na alimentação ajudam o organismo a eliminar excesso de gordura do sangue resultando em uma considerável melhora da saúde.

As sementes de linhaça possuem uma gordura que combate o colesterol, reduzindo-o rapidamente.

Outro excelente remédio para baixar rapidamente o colesterol são as sementes de linhaça.

Triture as sementes e utilize 10 g do pó, ou seja, duas colheres de sopa durante 20 dias seguidos no almoço e no jantar.

Depois da refeição pronta, as sementes deverão ser adicionadas o prato sobre a sopa, o feijão ou a salada.

As sementes de linhaça possuem uma gordura que, ao ser absorvida no intestino, combate o colesterol, reduzindo-o rapidamente. Além de ser uma fibra que “varre” o intestino eliminando as toxinas, possui uma concentração de vitaminas e minerais excelentes para o equilíbrio do organismo.

Ok, sabemos que o colesterol é um elemento indispensável ao organismo. Contudo, a sua concentração exagerada no sangue causa doenças relacionadas ao coração e até cálculos renais e biliares.

O  azeite tem propriedades que impedem a oxidação da gordura boa que circula no sangue (LDL).

Mais uma dica para baixar o colesterol: Azeite

A doença coronária está associada ao colesterol elevado e o consumo de azeite de oliva reduz o colesterol no sangue.

O  azeite de oliva tem propriedades que impedem a oxidação da gordura boa que circula no sangue (LDL). Além de possuir vitamina E, compostos fenólicos e flavonoides, tem também efeitos anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos. Estes elementos são poderosos antioxidantes e desempenham um papel vital para a remoção de impurezas e desintoxicação de radicais livres.

Como fatores genéticos determinam maior tendência a doenças do coração, dietas são fundamentais para prevenção e tratamento de doenças cardíacas.

As gorduras saturadas (como a manteiga) sãos as responsáveis pela subida do colesterol. Assim, a substituição destas por gorduras insaturadas como o azeite, é uma das estratégias para reduzir o colesterol do sangue.

O azeite proporciona, sem dúvida, de acordo com estudos científicos, um fator de proteção extra ao coração.

A quinoa, além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.

Mudança de hábitos

Pode até não ser fácil, mas para evitar as doenças do coração é fundamental a adoção de bons hábitos. Estes novos hábitos incluem comer nozes em geral, pois são ricas em gorduras poli-insaturadas. Atividade física e controle de peso, práticas como natação e Pilates também devem ser consideradas nessa mudança de hábitos.

Incluir morango e frutas vermelhas na dieta porque têm antioxidantes que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).

A quinoa, além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.

Óleos vegetais de canola e girassol são ricos em fitoesteroides. Assim, a sua ingestão diária, sem exageros, é mais uma das dicas para baixar o colesterol.