Emagrecimento Saudável e Consistente

Emagrecimento saudável e consistente é o sonho de quem busca qualidade de vida e um corpo mais leve, não é? A princípio, o caminho para um emagrecimento saudável, definitivamente passa pela queima maior de calorias do que pela ingestão excessiva de comida. Não é à toa que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso desejado são ajustar hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Mas não se apresse em emagrecer e nem deixe que a ansiedade tome conta de você. A inclusão de hábitos novos é um processo que leva tempo para se tornar parte da sua vida.

Coma Menos Comida

Inclua alimentos novos, comendo de tudo, mas em pouca quantidade.

Então, substitua sua alimentação gradativamente, com um cardápio saudável, variado e bem gostoso. Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Vale investir em frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, que são grupos alimentares essenciais para a alimentação. Acredite que agindo desta forma, além de fazer bem para a saúde em vários sentidos, ainda aumentará a sua autoestima.
Então, vamos começar a nossa maratona para um emagrecimento saudável e consistente.

Reduza o consumo de gorduras trans

Gorduras Trans

A gordura trans aumenta o colesterol ruim para o organismo e diminui o colesterol bom.

Cuidado com as gorduras trans. Este tipo de gordura pode ser encontrada em alguns biscoitos, sorvetes, bolos industrializados, entre outros alimentos. A gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). Além disso, age também aumentando os triglicerídeos que pode ser armazenado no tecido adiposo. Então, veja também estas dicas para baixar o colesterol

Invista em alimentos ricos em ômega 3

Ômega 3

O ômega 3 contribui para o emagrecimento saudável devido à ação anti-inflamatória.

O ômega 3 é encontrado no salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas e contribui para o emagrecimento saudável devido à ação anti-inflamatória. Da mesma forma, alguns alimentos ajudam a emagrecer porque estimulam a queima de gordura.

Certos alimentos ajudam a desinchar e queimam gordura e alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias. Os principais alimentos termogênicos são: gengibre, pimenta, canela, chá verde e café. Assim, invista também nos chás que ajudam a emagrecer, pois estimulam a queima de calorias. Outra dica é o chá de hibisco, que, embora não seja o ideal para queima de calorias, contribui para que menos gordura fique acumulada no abdômen. Você conhece os 40 maiores superalimentos do planeta? Se não, clique aqui para saber quais são! 

Quer acelerar o seu metabolismo? Beba água!

Beba água

A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo.

Beber água contribui e muito para emagrecer de forma saudável. Portanto, para saber a quantidade diária a ser consumida, multiplique o seu peso por 0,03. Logo, cerca de 2 litros, de preferência divididos em 6 vezes ou mais por dia.
A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo. Para emagrecer, seu corpo precisa estar funcionando bem e no modo de queima de calorias. Hidrate-se também através de água de coco, sopas, legumes, folhas, chás, sucos, evitando sucos concentrados, calóricos, açúcar, conservantes e sódio.
Experimente tomar chá também quando estiver com fome: Bons exemplos são o chá verde, camomila, erva doce e erva cidreira. Além disso, tomar chá verde todos os dias hidrata e ajuda a tratar a retenção hídrica, diminuindo o inchaço corporal.

Sinta mais saciedade

Alimentos ricos em Fibras

Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, ajudando no emagrecimento saudável.

Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade e por isso, a fome demora mais a aparecer, ajudando no emagrecimento saudável. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. Igualmente, leguminosas tais como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha, além das verduras e dos legumes. Por fim, as sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também contam com boas quantidades de fibras. Mas você também pode fazer uma busca na internet e encontrar mais variedades de alimentos ricos em fibras.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Bebidas Alcoólicas

O álcool é muito calórico e, por isso, perdemos o controle sobre a quantidade de alimento que consumimos.

O álcool é uma substância tóxica que agride o corpo, desregula o sono e o bom funcionamento do organismo. O fígado dá preferência para metaboliza-lo primeiro e essa mudança no metabolismo favorece um acúmulo de gordura. Dessa forma, como o álcool é muito calórico, perdemos também o controle sobre a quantidade de alimento que consumimos.
Diminua o consumo de sal e açúcar.
O sal é a principal fonte de sódio, que em excesso aumenta o risco de hipertensão e retenção de líquido. Já o açúcar consumido em excesso é transformado em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Alimentos fontes de carboidratos simples também são ricos em açúcar. Portanto, é necessário diminuir o consumo tanto de sal como de açúcar.

Emagrecimento saudável e consistente é um processo

Existe uma série de dietas que prometem o emagrecimento rápido. Por isso, tenha ciência que um emagrecimento acelerado pode te custar muito caro. Muitas dietas levam à perda de músculos, sendo especialmente prejudicial para quem deseja emagrecer e manter o peso conquistado.
Então, evite dietas da moda como a dos shakes, dieta sem glúten ou da sopa entre outras, porque são restritivas. Dietas que cortam drasticamente as calorias ou algum componente específico, como os carboidratos, por exemplo, são consideradas restritivas.

O razoável é perder entre meio quilo e um quilo por semana, para que a perda de peso seja saudável. Além disso, uma alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa. Aliás, pode até afetar a imunidade e tornar o corpo mais vulnerável a doenças.

Com certeza, todos nós sabemos que o corpo avisa quando o emagrecimento rápido é prejudicial à saúde. Por isso, cuidado com sinais como queda de cabelo, unhas fracas, desânimo, fraqueza, indisposição, tontura, flacidez e constipação intestinal.

Mantenha o seu metabolismo funcionando bem

Quando se quer perder peso, é suficiente fazer as três refeições principais e dois ou três pequenos lanches. Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, diminuindo a fome fora de hora e impedindo exageros nas grandes refeições. Por isso, mantenha um intervalo de pelo menos 2 a 3 horas entre cada refeição.

Continuando, conforme ingerimos os alimentos, o corpo consome para as necessidades imediatas e para a formação de estoque. Assim, quanto maior os intervalos entre as refeições, maior a chance de guardar energia em forma de gordura corporal.

Logo, faça substituições inteligentes como, por exemplo, comer alimentos crus, assados ou cozidos ao invés de frituras. Da mesma forma, comer menos doces, sucos concentrados e não beber refrigerantes são decisões básicas daqueles que querem emagrecer.

Usar remédios ou não?

Usar remédios ou não

Alguns exemplos de soluções naturais para emagrecer podem ser óleo de coco em cápsulas.

Alguns exemplos de soluções naturais para emagrecer podem ser óleo de coco em cápsulas, laranja-amarga, linhaça e quitosana. Porém, medicamentos como orlistat, sibutramina ou cloridrato de lorcaserina, por exemplo, podem ser prescritos pelo médico para ajudar na perda de peso, especialmente quando a obesidade já coloca em risco a saúde. Mas, tome cuidado com as anfetaminas!

Pratique exercícios físicos para ganhar músculos

Pilates

Praticar exercícios como musculação e Pilates são importantes para ganhar músculos.

Praticar exercícios de força, como musculação e Pilates, também são importantes para ganhar músculos e fazer o corpo gastar calorias. Então, pesquise também sobre os benefícios da musculação para emagrecer.

Por outro lado, exercícios para um emagrecimento saudável são os que aceleram os batimentos cardíacos, como correr, andar, step, entre outros. Faça também alongamentos e massageie seu corpo todos os dias. Massagens e alongamentos fazem a preparação física, melhoram o fluxo sanguíneo e, assim, a gordura será eliminada mais rapidamente.
Em tempo: Fazer exercícios de manhã tem um efeito poderoso sobre o corpo e as técnicas de respiração ajudam muito. Como existem vários exercícios que podem ser feitos em casa, aproveite a internet para escolher o que você gosta mais.

Sugestões de exercícios que queimam gordura

Pular corda para perda de peso: Pular corda pode ajudar a manter o corpo em forma. Depois de quinze minutos, esse exercício queima 200 calorias, não ocupa muito espaço e pode ser feito em casa. Comece com os saltos mais simples e pule baixo, fixando o corpo em uma posição para depois aumentar a dificuldade.

 

Bambolê

O bambolê tem um impacto principalmente na área da cintura, abdômen e coxas.

Bambolê: Se usado durante 15 minutos, o bambolê queima a partir de 200 a 250 calorias e pode estar sempre ao seu alcance. Tem um impacto principalmente na área da cintura, abdômen e coxas, melhorando a redução da celulite. Como vimos, não é preciso muito para poder se movimentar!

 

Porém, lembre-se de manter uma atividade física que você goste de fazer para não desistir logo na primeira dificuldade. Enfim, tente fazer do seu objetivo uma prioridade e você vai amar a sensação do dever cumprido, dia após dia. 

Referência: Minha Vida