O poder da Água de Coco

O poder da água de coco deve ser bem aproveitado por quem quer emagrecer, porque além de hidratar, a água de coco engana a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. O poder da água de coco está em uma das qualidades fundamentais que ajudam na dieta: contém bastante potássio, o que auxilia no funcionamento do intestino. Assim, os alimentos são digeridos rapidamente e você perde peso mais facilmente.

Beber um copo de água de coco equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

Benefícios da água de coco

Tomar uma água de coco ajuda a metabolizar a comida e isso é muito importante para quem está fazendo dieta.

Entre os atributos positivos, a água de coco tem, também, poucas calorias. Beber um copo da água da fruta equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

Quando a pessoa que quer emagrecer tiver fome, substitui o sanduíche da tarde por um copo de água de coco. Assim, ela não engorda e deixa de sentir fome.

Outra substância desta fruta é a vitamina C, mas só está presente quando o coco ainda está um pouco verde. Segundo a Embrapa, para beber água com a vitamina, o coco deve ter até seis meses de idade. Porém, ele ainda é um pouco ácido nesta época. O coco é geralmente colhido do pé com nove meses e já com pouca quantidade de vitamina C. 

A água de coco, ainda segundo a Embrapa, é também um bom repositor de potássio e sódio. Considerando que a água de coco tem cerca de 220 mg a 250 mg de potássio e de 20 mg a 30 mg de sódio por cada 100 mL e baixa caloria, pode-se dizer que o suprimento desses dois minerais proporciona um maior vigor muscular associado a um baixo suprimento de energia calórica. Entretanto, em caso de exercícios pesados, há necessidade de complementação de uma fonte calórica para um melhor desempenho do exercício.

Perder peso parando totalmente de comer é uma opção pouco saudável. Isso também mostra o poder da água de coco.

Cuidado com o exagero

Apesar de todas as qualidades, ela não substitui a alimentação equilibrada.

Os problemas da dieta de água de coco só surgem para quem exagera na quantidade. A nutricionista Tauil conta que uma de suas pacientes decidiu aderir a essa dieta e passou um mês se alimentando apenas com a água.

A paciente conseguiu perder oito quilos planejados, mas também ganhou uma anemia grave. Agora, terá que submeter-se a um tratamento médico para se livrar da deficiência no sangue. Isso inclui um regime alimentar que certamente fará com que ela volte a ganhar peso.

“A dieta sempre tem que ser balanceada. Essa história de passar uns meses comendo apenas um alimento prejudica a saúde. Não existe mágica”, advertiu Tauil. Além disso, a nutricionista explica que quem quer perder peso parando totalmente de comer deve saber que está fazendo uma opção pouco saudável.

Os especialistas ensinam que uma pessoa não deve perder mais do que quatro quilos por mês. Quando ultrapassam esse limite, começam a correr o risco de desenvolver alguma doença.

Não existem contraindicações para quem toma entre um e três copos de água de coco por dia.

Sem contraindicações para o poder da água de coco

Não existem contraindicações para quem toma entre um e três copos de água de coco por dia. Mas problemas podem surgir depois dos três copos. Pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e deficiência renal não devem tomar muita água de coco porque ela contém sódio e outras substâncias que podem agravar essas doenças.

Outro alerta dos especialistas é que, ao se falar em dieta e coco, só sobra mesmo a água. Quem quer emagrecer não deve confundir a água de coco com o coco ou com o leite/creme da fruta. Só a água tem poucas calorias. Enquanto um copo de 200ml tem apenas 44 calorias, 100g de coco equivale a um bombom e tem 800 calorias.

Ninguém deve abusar do coco porque, além de engordar, ele contém gordura saturada. O mesmo ocorre com o leite ou creme de coco, uma vez que também são altamente calóricos e engordam muito. E, como também contêm gordura saturada, ajudam a elevar o colesterol.

Referência: Saúde em Movimento