Só alimentação saudável não é garantia de ótima saúde

Só alimentação saudável não é garantia de ótima saúde porque apesar de ser um ótimo começo e muito importante, é apenas um dos pilares da boa saúde. Sendo assim, imagine um tripé que precisa se manter em equilíbrio, mas você só tem um dos pés. Além de comer bem, é importante fazer atividade física e controlar o estresse. Por isso, quando você abandona ou sobrecarrega um dos pés desse tripé, há um desequilíbrio e a saúde sofre. Veja também essas dicas para reduzir o o consumo de açúcar

Vale buscar outras formas de mexer o corpo: dançar, caminhar, subir escadas.

Atividade física

Para realizar uma atividade física, se o grande projeto de entrar na academia ainda não aconteceu, vale buscar outras formas de mexer o corpo, como dançar, caminhar, subir escadas.

Então, confira algumas sugestões para lhe ajudar a deixar a preguiça de lado e viver de forma mais ativa:

Dessa forma, se for utilizar transporte coletivo, desça um ponto antes ou depois do seu local de destino. Entretanto, se o local de destino não for tão distante, prefira uma caminhada ou vá de bicicleta.

Dê preferência às escadas, ao invés do prático elevador ou, ainda, dê uma volta com o seu cachorro.

Ainda mais se trabalhar sentado por muito tempo, procure levantar da cadeira para caminhar um pouco.

É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas.

Controle o estresse e tenha uma alimentação saudável

Encontre meios de relaxar. Experimente quebrar seu dia com uma conversa, uma soneca no meio da tarde ou ainda com uma sessão de massagem. Igualmente, planejar o fim do seu dia entre amigos, curtindo uma boa música ou outras formas de diversão são atividades relaxantes. Relaxar é também saber cuidar das suas emoções e da forma como você reage às pressões do seu dia-a-dia. É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas. Planeje, dentro do seu estilo de vida, horários aproximados e constantes para as suas refeições e pense no que irá comer. Você se acostumará a sentir fome nesses horários e a ter sempre uma alimentação saudável. Veja também: Dicas para baixar o colesterol.

Grande parte do que se come deve ser para atender as necessidades do corpo.

Alimentação

Na hora de escolher seus alimentos, busque também o prazer além da nutrição. Grande parte do que se come deve ser para atender as necessidades do corpo e ser formada de alimentos nutritivos. Entretanto, outra parte, mais moderada, pode atender simplesmente seus desejos.

Para manter estes pilares de atividade física, controle do estresse e alimentação em equilíbrio, aperfeiçoe seus hábitos. Busque não expor sua saúde ao cigarro, álcool em excesso, dietas monótonas e de baixíssima caloria. Portanto, que tal assumir um compromisso com você?

Para começar, vamos deixar estas premissas de alimentação equilibrada:

VARIEDADE: O ideal é consumir mais de trinta alimentos diferentes por dia, incluindo também os temperos. Não existe um único alimento ou grupo de alimentos que irá fornecer todos os nutrientes necessários para o seu organismo. Quanto mais diversificada for sua dieta, menor será a chance do organismo desenvolver qualquer tipo de deficiência.

MODERAÇÃO: É necessário moderar a quantidade dos alimentos, comendo no mínimo 4 vezes ao dia, em porções adequadas. Dessa forma, você consome o que o organismo precisa, além de manter o peso corporal e a disposição.

EQUILÍBRIO: Não está tudo perdido depois da churrascaria ou da pizza do domingo, se você equilibra as refeições seguintes com verduras, frutas, cereais integrais, carnes e laticínios mais magros. Então, equilibre as calorias do seu dia, consumindo todos os grupos de alimentos, sem pular refeições e torne seu dia mais ativo nestas ocasiões. Mas não vale sentir culpa, hein?!

Referência: portalbemestar.nutrihand